Menu

Historial

O Rallye Slot Santos da Cunha

    

 

O Clube Slot do Minho organizou a sua 1ª prova no dia 22 de Maio de 1988, o Rallye Slot Santos da Cunha. Esta prova que marcou o panorama do slot na Cidade de Braga pelo seu formato e dimensão, adoptou cariz internacional em termos de divulgação e foi marcada pelo êxito, uma vez que contou com a presença de 48 pilotos, alguns deles estreantes na modalidade e que se mantiveram no ativo até aos dias de hoje, integrados nas estruturas de diversos clubes

A Pista de Velocidade

 

Enquanto secção de Slot Cars da Associação Académica da Universidade do Minho, o Clube Slot do Minho inaugurou a sua pista de quatro calhas da marca Scalextric no dia 13 de Maio de 1989. Integrada nas Festas Académicas do Enterro da Gata desse ano, a inauguração foi integrada no Rali Paper, tendo os participantes de dar uma volta à pista como um dos pontos de controlo do mesmo.
Nesta pista disputaram-se vários campeonatos de velocidade até final do ano de 1990, ano em que a mesma foi desmantelada por remodelação das instalações onde se encontrava instalada, na Rua D. Afonso Henriques.

As primeiras participações Internacionais enquanto equipa

Como representante da Associação Académica da Universidade do Minho, a equipa do Clube Slot do Minho participou em diversos Campeonatos de Espanha. Normalmente integrada nas eliminatórias da região da Galiza, a equipa partiu para uma primeira aventura de três elementos (Amândio Oliveira, Eugénio Veiga e Nuno Aguilar) em 1990, tendo Nuno Aguilar obtido o 3º Lugar da eliminatória, conseguindo o apuramento para as finais que se disputaram em Valência em 1991.

O Interregno enquanto clube

Com a falta de um local onde pudesse ser praticada a modalidade de forma regular, os associados do clube foram obrigados nos anos seguintes a manter a sua paixão, através da participação em provas organizadas por outros Clubes, nomeadamente no Clube Slot de Braga e no BB Clube.

A criação da loja GT Team Slot Cars

A 8 de Setembro de 2003 nasce a loja “GT Team Slot Cars”, onde de forma paulatina, alguns dos elementos que deram corpo ao original Clube Slot do Minho, como por exemplo Nuno Aguilar e Rui Mota, passaram a integrar a prática da modalidade.

Um novo incremento acontece aquando da transferência desta loja para a posse de Augusto Amorim em 2009, um dos praticantes que iniciaram a sua atividade no slot,  na primeira prova organizada pelo Clube Slot do Minho. Nesta fase aparece a designação GT Team Slot Clube e onde a aposta dos elementos que o compunham, passou a assumir uma forte componente desportiva.

A criação do GT Team ART Slot Clube

Evolução natural do contexto criado pela loja, a fusão com a equipa ART acabou por determinar a criação duma organização similar a um clube. com uma forte vertente de competição. As primeiras aparições da equipa GT Team ART aconteceram na ultima edição das 24 horas do Porto, nas primeiras 24 horas da Trofa e nas famosas 24 horas de Verbano (Itália).
Seguiram as participaçoes,em todas as ediçoes de 24 horas realizadas em Portugal desde então, com resultados de enorme relevância.
Complementarmente ocorreram participações nos Troféus Século.XXI (competiçao de cariz nacional promovida pelo Clube Slotcar da Trofa), Mundiais da Ninco, nos Campeonatos de Espanha, na WES…

A criação da associação sem fins lucrativos

Com o intuito de dinamizar ainda mais a modalidade, o GT Team ART Slot Clube, com grande parte dos elementos de 1988 a integrá-lo, recuperou a designação Clube Slot do Minho, tendo-se formalizado como associação sem fins lucrativos no dia 25 de julho de 2017.